23.05.19
Instruções.
A ameaça urgente de desinformação e como podemos nos proteger.
Ricken Patel - Avaaz <avaaz@avaaz.org>.
2019/05/21.
Tradução
.
Queridos amigos,
O novo presidente do Brasil faz Trump parecer um santo: ele elogia ditadores, quer destruir a Amazônia e diz que crianças gays deveriam ser espancadas.
E como Trump, as pesquisas disseram que ele não tinha chance, mas ele ainda venceu! Sua arma secreta?
Desinformação.
Os defensores de Bolsonaro usaram contas falsas para inundar a mídia social com mentiras tóxicas destinadas a confundir os eleitores e semear a desconfiança. E funcionou !! As pesquisas agora mostram que uma grande maioria de seus eleitores acreditava nessas mentiras, por exemplo, que seu oponente era um pedófilo.
E não é só no Brasil. Estamos todos sendo segmentados, onde quer que vivamos e quaisquer que sejam nossas crenças políticas. Esta é a ameaça mais séria que as nossas democracias enfrentam hoje e, para pará-la, temos que entendê-la.
5 coisas que todos nós precisamos saber sobre desinformação
1. Ele se alimenta do nosso medo e viaja rápido.
Os humanos são programados para se lembrar de informações negativas em vez de positivas, é assim que aprendemos. Os vendedores de desinformação sabem disso e jogam com emoções profundas, o que nos torna muito mais propensos a compartilhá-lo nas mídias sociais - e assim ele se espalha até seis vezes mais rápido que as notícias factuais!
2. Ela prospera nas mídias sociais e atinge bilhões.
Quanto mais tempo gastamos nas redes sociais, mais dinheiro essas empresas ganham. Eles sabem que conteúdo extremo e chocante atrai nossa atenção, então eles programam seus sites para promovê-lo. E chega a bilhões. Os maiores jornais vendem alguns milhões de cópias, enquanto as notícias no Facebook chegam a mais de BILHÕES por dia.
3. Está sendo armado contra nós.
Líderes autoritários do Brasil à China estão revendo a desinformação como o mais novo movimento na estratégia para dividir e dominar a política. Mas é a Rússia que lidera o grupo - suas enormes "fazendas de trolls" empregam legiões de pessoas para criar milhões de contas falsas para espalhar desinformação. E a RT, o canal de propaganda da Rússia, é um dos canais de notícias mais vistos do YouTube, com uma estimativa de 2 bilhões de visualizações!
4. Está matando pessoas e envenenando a democracia.
A desinformação está conduzindo a violência dos vigilantes na Índia e no Brasil, e alimentou a brutal limpeza étnica em Mianmar. Também está envenenando nossa política. Notícias falsas ajudaram a nos dar Brexit, Bolsonaro e Trump. E isso está destruindo a confiança na grande mídia, em nossas instituições democráticas e líderes políticos, criando o terreno fértil perfeito para os líderes anti-establishment chegarem ao poder. Por causa da desinformação, a mídia social é agora uma ameaça à democracia.
5. Ninguém está imune.
As pessoas em todo o espectro político estão sendo micro-alvo como parte de uma estratégia para polarizar e corroer nossas sociedades. Nos EUA, o exército de trolls da Rússia criou uma página falsa para os ativistas negros americanos que atraíram mais seguidores do que as páginas oficiais do movimento Black Lives Matter! Achamos que nunca cairíamos nessa coisa, mas estudos mostram que mesmo os mais instruídos entre nós tendem a acreditar em notícias falsas, e as pessoas com mais de 65 anos têm maior probabilidade de divulgá-las.
Desinformação se espalha desconfiança, medo e mentiras. Mas quanto mais sabemos sobre isso, mais podemos pará-lo - compartilhe este briefing com amigos e familiares para educá-los sobre a ameaça da desinformação. E continue a ler para ver como se proteger!
Compartilhe com amigos
5 maneiras de nos proteger da desinformação
1. Se você vir alguma coisa, diga alguma coisa!
Não acredite em tudo que você lê na internet. Visto um post no Facebook aleatório com informações chocantes sobre um candidato político? Não confie! Verifique os fatos com fontes confiáveis e, se achar que encontrou alguma desinformação, entre em contato conosco.
2. Mantenha o apoio ao jornalismo real.
A maioria das mídias tradicionais é coberta por regulamentos e ética que a tornam muito mais confiável do que um cara aleatório na internet. Eles não são perfeitos, mas checam seus fatos e podem ser responsabilizados! Assinar um jornal de alta qualidade com jornalismo real é um dos atos mais poderosos que um cidadão pode tomar hoje.
3. Entre na campanha para limpar as mídias sociais.
A Avaaz tem um plano simples e eficaz para empurrar os gigantes da tecnologia para curar a epidemia de desinformação nas mídias sociais - mostrando correções factuais verificadas independentemente para notícias falsas. Junte-se à campanha.
4. Não desista da democracia!
O objetivo dos exércitos de trolls é criar um clima de desconfiança que os cidadãos comuns abandonem a democracia. Quando isso acontece, extremistas fanáticos podem dominá-lo. Devemos continuar aparecendo e votando, encorajando nossos amigos e familiares a fazer o mesmo e responsabilizando nossos funcionários eleitos.
5. Escolha esperança na humanidade.
A desinformação predomina nos nossos medos mais profundos, apelando para o nosso preconceito natural de negatividade e revelando os nossos lados mais irados e cínicos. Mas se pudermos aprender a nos envolver com os argumentos de pessoas que não pensam como nós, com empatia, ouvidos grandes e sabedoria, podemos nos conectar com nossas diferenças. Temos mais em comum do que nossos medos nos fazem acreditar. Se confiarmos nisso, coisas incríveis podem acontecer.
Compartilhe com amigos
Nossa civilização é a mais bem-sucedida na história da humanidade, em tantas frentes, desde os direitos humanos até a democracia. Estamos no caminho para acabar com a pobreza dentro de uma geração, e estamos perto de colocar todas as crianças na escola. É claro que a democracia, os grandes jornalistas, os líderes políticos responsáveis e os concidadãos nos levaram até aqui. Mas as forças que promovem a desinformação são poderosas e ameaçam destruir tudo isso. Não vamos deixá-los vencer, desistindo da esperança!
Com esperança e confiança
Ricken, com Iain, Nell, Risalat, Sarah e toda a equipe da Avaaz
P.S. Como a desinformação realmente se parece? Confira esses 3 terríveis exemplos do mundo real!
Quando a desinformação é usada para alimentar um genocídio.
Mentias odiosas sobre a minoria Rohingya em Mianmar se tornaram virais online. Reivindicações falsas de coisas como o canibalismo (como acima) foram usadas pelos grupos militar e antimuçulmano para justificar a limpeza étnica. Milhares de famílias Rohingya foram massacradas, mulheres violentamente violadas e casas incendiadas, levando funcionários da ONU a declarar genocídio.
Quando notícias falsas são usadas para atacar grupos inteiros, como migrantes.
Quase 10 milhões de pessoas viram este vídeo de migrantes destruindo um carro da polícia. O problema? É também totalmente falso - na verdade é de um filme e foi desmascarado anos atrás! Isso não impediu que grupos de extrema direita na Itália e na Europa compartilhassem de novo, mesmo algumas semanas atrás - e o Facebook não fez nada enquanto se tornou viral, inflamando suspeitas, hostilidade e até mesmo ódio aos imigrantes.
Quando a desinformação é usada para polarizar e estimular o medo e a raiva.
Na França, as pessoas compartilharam uma carta do ator francês Gérard Lanvin mais de 251.000 vezes, criticando o presidente Macron e seu governo! O único problema? Era completamente falso, com o próprio ator afirmando que ele havia sido vítima de roubo de identidade. É um exemplo claro de como a desinformação é usada para semear a desconfiança do governo - e por que é uma ameaça tão grande à democracia.
Encontrou este briefing útil?
Certifique-se de compartilhar com os amigos
A Avaaz é uma rede de campanha global de 51 milhões de pessoas que trabalha para garantir que as opiniões e os valores das pessoas do mundo moldem a tomada de decisões globais. ("Avaaz" significa "voz" ou "música" em muitos idiomas.) Os membros da Avaaz vivem em todas as nações do mundo; Nossa equipe está espalhada por 18 países em 6 continentes e opera em 17 idiomas. Conheça algumas das maiores campanhas da Avaaz aqui, ou siga-nos no Facebook, Twitter ou Instagram.
Para entrar em contato com a Avaaz, não responda a este e-mail. Em vez disso, escreva para nós em:
ou ligue para + 1-888-922-8229 (EUA).
artigo anterior - Todos os artigos
Arquivos:
Por favor, respeitem todos os créditos
Recomenda-se o discernimento.
Todos os artigos são da responsabilidade do respetivos autores ou editores.
Nenhum credo religioso ou político é defendido aqui.
Individualmete pode-se ser ajudado a encontrar a própria Verdade que é diferente a cada um de nós.
Atualização diária.
Se gostou! Por favor RECOMENDE aos seus Amigos.
achama.biz.ly
achama.islands.biz.tc/
http://islands.biz.tc/azores/
Israel ou Cazária!?
achama.biz.ly email: nai@achama.biz.ly
EN: VioletFlame * The Illuminati * The True Shadow Government
ES: LLAMA VIOLETA
achama.biz.ly
achama.islands.biz.tc/
http://islands.biz.tc/azores/
Israel ou Cazária!?
achama.biz.ly email: nai@achama.biz.ly
EN: VioletFlame * The Illuminati * The True Shadow Government
ES: LLAMA VIOLETA