Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Chama Violeta

Sítio dedicado à filosofia humana, ao estudo e conhecimento da verdade, assim como à investigação. ~A Luz está a revelar a Verdade, e a verdade libertar-nos-á! ~A Chama Violeta da Transmutação

A Chama Violeta

Sítio dedicado à filosofia humana, ao estudo e conhecimento da verdade, assim como à investigação. ~A Luz está a revelar a Verdade, e a verdade libertar-nos-á! ~A Chama Violeta da Transmutação

A divertida mente humana

A divertida mente humana

Por Eu Sem Fronteiras.

9 de agosto de 2020. 

 
 
Emoções de Riley unidas em um espaço colorido.
 
 

 
Como você explicaria cada sentimento que toma conta de você em cada situação? Se felicidade, tristeza, raiva, nojo e medo fossem elementos visíveis, como eles se pareceriam? O filme “Divertida Mente”, de 2015, transformou os sentimentos de uma jovem, Riley, em criaturas trabalhadoras e cheias de personalidade.
 
Com o objetivo de mostrar para o público infantil como as nossas emoções funcionam, Pete Docter e Ronaldo Del Carmen, roteiristas do longa-metragem, convidaram as crianças a observar o que acontece dentro da cabeça de uma menina de 11 anos de idade. Lá existem cinco personagens: Alegria, Tristeza, Raiva, Nojinho e Medo. Cada um deles tem uma atuação diferente no filme, tomando conta de Riley em situações específicas.
 
“Divertida Mente” é uma animação que tem como foco o público infantil, mas que também é muito instrutiva para os adultos. No filme, a família de Riley acabou de se mudar para uma nova casa. Com isso, a garota precisa se enturmar em uma nova escola e se adaptar a um ambiente desconhecido. Desafios como esses já são estressantes para adultos, mas podem ser ainda piores para os pequenos.
 
É por isso que aos poucos acompanhamos Alegria tendo dificuldades para se manifestar, enquanto Raiva, Tristeza e Medo ganham mais espaço na mente de Riley, assim como Nojinho. A personalidade da jovem passa por mudanças que parecem incompreensíveis para os pais, esforçados em fazer a filha se sentir melhor, mas sem conseguir entender como fazer isso.
 
Antes que você pense que encontrará algum spoiler do filme, a seguir você entenderá melhor sobre como os sentimentos de Riley funcionam em “Divertida Mente” e quais são as principais lições que o filme transmite para as famílias e para as crianças.
Os sentimentos de “Divertida Mente”
 
A composição da mente de Riley representa a mente de cada pessoa ao redor do mundo. Todas nós somos formadas por uma série de sentimentos, mas existem cinco que se manifestam de um jeito mais intenso nas possíveis situações do cotidiano. Conheça cada um deles!
 
1) Alegria
 
Divulgação/Divertida Mente
 
 
Representada com uma cor amarela e vibrante, Alegria é uma personagem que literalmente emana luz. Ela se manifesta quando Riley se sente bem e acolhida, além de comandar as melhores lembranças da menina. Essa emoção é a que se faz presente quando estamos ao lado de quem amamos, quando realizamos uma atividade que nos dá prazer ou quando sabemos que tudo dará certo.
 
2) Tristeza
 
Divulgação/Divertida Mente
 
 
Diferentemente de Alegria, Tristeza é representada com vários tons de azul e com um casaco de lã, reforçando a ideia de que esse sentimento não é agradável e que faz as pessoas sentirem vontade de se recolher. Tristeza se manifesta quando nos sentimos sozinhos, quando perdemos a esperança de que algo poderá ficar melhor com o tempo ou quando perdemos a motivação para desempenhar qualquer tipo de atividade.
 
3) Raiva
 
Divulgação/Divertida Mente
 
 
Raiva, representada com a cor vermelha e como um personagem ranzinza, é o sentimento que se manifesta em situações estressantes, que nos tiram da nossa zona de conforto e que ocorrem de forma diferente do que havíamos planejado. Pode ser difícil lidar com ela, mas é preciso que seja controlada para que não sejamos pessoas que tratam mal aqueles que tentam nos ajudar.
 
4) Medo
 
 
Divulgação/Divertida Mente
 
 
Medo, um personagem que vive curvado e que está quase sempre tremendo, representa a forma como nos sentimos quando precisamos enfrentar o desconhecido e sentimos que não seremos capazes de fazer isso. Timidez e insegurança são sentimentos que variam do Medo, por isso é importante entender o que está evocando essa emoção dentro da sua mente.
 
5) Nojinho
 
Divulgação/Divertida Mente
 
 
Nojinho é uma emoção representada pela cor verde e que parece uma daquelas meninas que praticam bullying na escola. Ela quer provar que é melhor que as outras pessoas e também não gosta de alguns tipos de alimentos. É uma emoção que todos já sentimos, mas que devemos evitar ao máximo, já que em geral ela não traz consequências positivas.
 
 
Lições de “Divertida Mente”
 
Divulgação/Divertida Mente
 
 
O filme “Divertida Mente”, como explicado anteriormente, é uma forma de ensinar para o público como as emoções se manifestam e quais são as situações que podemos enfrentar ao longo da vida. Mas o filme ainda traz lições que vão muito além disso. Confira!
 
1) Todas as emoções são importantes
 
Divulgação/Divertida Mente
 
 
Ao longo do filme, percebemos que Riley está se sentindo cada vez mais triste, isolada e irritada por causa de todas as mudanças que estão acontecendo em sua vida.
 
No entanto, durante a solução para esses sentimentos ruins, percebemos a importância de todos os sentimentos para recuperar o bem-estar de Riley.
 
É importante entender que uma pessoa não pode se sentir de um só jeito o tempo todo, porque é um conjunto de emoções que constitui quem ela é. Isso se torna explícito quando é a personagem Tristeza que se torna responsável por trazer Alegria de Riley de volta.
 
2) Expressar os sentimentos é essencial
 
Divulgação/Divertida Mente
 
 
Alguma vez você exigiu que outra pessoa soubesse como você está se sentindo sem ter dito a ela quais eram seus sentimentos?
 
Expressar as nossas emoções é essencial para que as outras pessoas possam nos ajudar e entendam as situações pelas quais estamos passando.
 
Se você não entende o que está passando ou sentindo, o melhor a fazer é procurar auxílio psicológico, para que você seja capaz de controlar seus sentimentos, em vez de deixar que eles controlem você.
 
3) As mudanças são inevitáveis
 
Divulgação/Divertida Mente
 
 
Por mais confortável que seja manter as coisas como são, a qualquer momento elas podem mudar drasticamente. Lidar com isso pode ser um desafio, mas será ainda mais difícil se não aceitarmos esse processo.
 
Tenha consciência de que as coisas mudam, sejam amizades, o lugar onde vivemos, onde estudamos ou onde trabalhamos. Até nossos sentimentos podem mudar ao longo do tempo!
 
Esteja ao lado das pessoas que você ama e demonstre como você se sente para que as novidades sejam sempre mais positivas do que negativas.
 
Para conhecer todos os mistérios que o filme “Divertida Mente” guarda, assista-o! Aventure-se com Riley nessa viagem pela mente humana e dedique um tempo para olhar para o seu interior com mais atenção!
 

 

Eu Sem Fronteiras



Sítio Principal: http://achama.biz.ly/
 
 
Para outros artigos espirituais e denúncias por favor visite:
 
Vídeos banidos alternativos




Nenhum credo religioso ou político é defendido aqui.
A religião organizada é desnecessária à espiritualidade.
Excelentes ensinamentos dos mestres têm sido contaminados pelo controle dogmático dessas religiões.
Discernimento sim; julgamento não.
Com discernimento é possível alcançar o espírito da letra de qualquer escritura e é também bem mais fácil escutar a voz da alma que vem do coração.
 

 
Por favor, respeitem todos os créditos


Recomenda-se o discernimento.

 
Todos os artigos são da responsabilidade do respetivos autores ou editores

 

Nenhum credo religioso ou político é defendido aqui.

 

Individualmete pode-se ser ajudado a encontrar a própria Verdade que é diferente a cada um de nós.

 

 
Atualização diária.
 
Free counters!



geoglobe1