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A Chama Violeta

Sítio dedicado à filosofia humana, ao estudo e conhecimento da verdade, assim como à investigação. ~A Luz está a revelar a Verdade, e a verdade libertar-nos-á! ~A Chama Violeta da Transmutação

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Como aprimorar e proteger seu cérebro com cúrcuma.

Como aprimorar e proteger seu cérebro com cúrcuma.

Por Lucas Zappia.

21 de outubro de 2020. 

 
 

 
 
 
Há cerca de 4.000 anos, culturas ancestrais védicas da Índia usavam cúrcuma como tempero para comidas e em cerimônias religiosas. Existem registros de aproximadamente 2.500 anos atrás da cúrcuma sendo uma importante parte da medicina ayurvédica. A ayurveda é uma prática ancestral indiana de cura natural e holística. A ayurveda pode ser traduzida como “ciência da vida” – ayur significando vida e veda ciência ou conhecimento. A cúrcuma é usada desde essa época para curar todos os tipos de males e doenças, desde congestão nasal, intoxicações, feridas e até condições de pele. A literatura ayurvédica tem mais de 100 termos distintos para cúrcuma, dependendo do seu uso e propósito.
 
Até os dias de hoje o país que mais produz e consome cúrcuma no mundo é a Índia. A cúrcuma como o tempero que conhecemos é extraída da raiz (rizoma) da Cúrcuma longa, nome científico da planta. Essa raiz é cozida em água alcalina e depois seca ao sol. Na maioria das vezes a raiz é triturada e transformada em um pó e embalada para venda.
 
Apesar de ser usada há milhares de anos como um tratamento da medicina tradicional, nos últimos dez anos a medicina moderna tem estudado essas evidências tradicionais mais a fundo. As pesquisas científicas com a cúrcuma demonstram uma variada gama de benefícios à saúde, especialmente para o cérebro.
 
O maior responsável pelos benefícios mentais da cúrcuma é a curcumina, um polifenol com propriedades impressionantes. Diversos estudos demonstram as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes naturais da curcumina. Esse composto está sendo amplamente estudado pela ciência em diversas aplicações para melhora da capacidade e saúde cognitiva.
 
Imagem de Nirmal Sarkar por Pixabay
 
Redução de inflamação e menores níveis de oxidação promovem uma série de benefícios para a saúde. O poder anti-inflamatório da curcumina é tão forte que na mesma dose chega a ser igual ao de alguns remédios anti-inflamatórios com o benefício adicional de não ter os efeitos colaterais. Essa redução da inflamação melhora a memória de curto e longo prazo, pois ativa e protege o hipocampo, centro de memória do cérebro.
 
O consumo desse tempero também pode ajudar nosso cérebro a se reparar e até crescer. A curcumina aumenta a produção natural de Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF, em inglês). BDNF é uma proteína usada pelo cérebro como hormônio de crescimento. Ela
 
é capaz de estimular a criação de novos neurônios e novas conexões entre os neurônios. Nosso cérebro tende a perder neurônios com a idade, diminuindo a capacidade cognitiva. Porém esse ciclo pode ser atenuado com níveis mais altos de BDNF.
 
Adicionalmente, a curcumina tem sido estudada como mecanismo de prevenção a Alzheimer. Esse polifenol tem capacidade de quebrar a placa de beta-amiloide que se acumula no cérebro dos pacientes que possuem a doença. Essa capacidade serve como um mecanismo para retardar a doença em pacientes que já apresentam sintomas ou para prevenção em pessoas que possuem predisposição à doença.
 
Outros estudos ainda apontam a curcumina como possível agente anticancerígeno. Um estudo realizado no Brasil, pela UFRGS, liga a cúrcuma à prevenção de câncer cerebral. Nos testes em animais, viram uma redução de 45 a 65% no seu número de tumores no cérebro com o consumo de curcumina.
 
Resumo dos benefícios:
 
Imagem de Nirmal Sarkar por Pixabay
 
  • Poderoso antioxidante e anti-inflamatório
  • Melhor memória de curto e longo prazo
  • Promove plasticidade neural (cria e repara neurônios)
  • Combate e previne Alzheimer
  • Evidências de propriedades anticancerígenas
 
Conseguir todos esses benefícios não é difícil nem caro. Cúrcuma em pó é facilmente encontrada em supermercados e lojas de produtos saudáveis e a raiz fresca pode ser encontrada em feiras e hortifrútis.
 
Um detalhe importante: sozinha, a poderosa curcumina não tem uma boa absorção pelo corpo. Porém, uma solução muito simples é consumi-la junto com pimenta-do-reino.
 
A piperina da pimenta aumenta significativamente a absorção e a biodisponibilidade da curcumina.
 
Algumas combinações para usar cúrcuma de forma natural no dia a dia:
Ovos mexidos ou omelete com cúrcuma e pimenta-do-reino
Molhos e marinadas com iogurte natural, azeite e cúrcuma
Sopas, caldos e curry temperado com cúrcuma
Arroz branco ou risoto tingido com cúrcuma em vez de açafrão
Shot de cúrcuma e gengibre triturado com limão espremido
 
Existem muitos outros temperos, que você talvez já conheça que trazem benefícios para memória, atenção, humor e disposição. Descubra mais com o e-book gratuito “6 Temperos para a Mente”
 
Lucas Zappia
 

 




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