Hoje responderemos à pergunta: os narcisistas realmente visam os empatas?
Este é um tema muito delicado porque muitas almas ternas tiveram a experiência de amar alguém com tendências narcísicas. Eu mesma tive um relacionamento desse tipo que durou mais de uma década, então entendo muito bem a dor e a turbulência emocional que acompanham esse tipo de relacionamento.
À medida que cresci e evoluí nos anos desde que saí dessa situação e recebi a opinião do Arcanjo Gabriel sobre esses tipos de situações, desenvolvi um ponto de vista um pouco diferente do que muitas pessoas têm com a dinâmica empata/narcisista.
De forma alguma estou tentando diminuir a dor desses relacionamentos. Estou simplesmente esperando oferecer um ponto de vista expandido sobre o que acontece em uma situação assim, para que as pessoas possam se sentir mais confiantes para seguir em frente.
Existem narcisistas por aí? Absolutamente. Entrar em um relacionamento com alguém é incrivelmente doloroso e completamente desgastante? Absolutamente. Mas apresentá-lo como se o narcisista fosse algum tipo de bicho-papão que está escondido nos arbustos esperando que o pobre empata desavisado apareça é, eu acho, apenas uma maneira de perpetuar a consciência de vítima, o que realmente não faz bem a ninguém.
Uma avaliação mais justa seria que os narcisistas são dominadores, então eles serão naturalmente atraídos por doadores. Os empatas, por sua natureza, são pessoas muito sensíveis e amorosas que têm muito a dar.
Na verdade, muitas vezes eles dão e dão sem muita preocupação em receber para si mesmos. Os narcisistas pegam e pegam, sem muita preocupação em se doar. Portanto, se você puder dar um passo para trás e observar a dinâmica geral que está ocorrendo, poderá ver como ambos estão completamente desequilibrados, que é o que está facilitando essa combinação.
Além disso, o narcisista está procurando um externo para torná-los inteiros. Eles procuram e procuram a próxima coisa para preenchê-los, sem perceber que a única coisa que os completará vem de dentro. Como o empata nunca será capaz de preenchê-los, eles vão querer mais e mais e acabarão culpando o empata por sua falta de capacidade de consertá-los ou fazê-los se sentir melhor. Para eles, você prometeu amá-los e entendê-los para o bem-estar e quebrou sua parte no trato.
O empata também está procurando um externo para fazê-lo se sentir completo. Embora sejam incrivelmente bem-intencionados, eles sentem que seu amor e orientação podem consertar a pessoa. Eles dão e dão em busca desse resultado externo, apenas para se decepcionarem repetidamente com a forma como a outra pessoa não consegue apreciar seus esforços ou mudanças.
Como uma observação lateral, foi exatamente isso que me manteve em meu relacionamento por muito mais tempo do que eu deveria ter ficado. Fiquei pensando, coloquei tudo que podia nesse relacionamento e odiaria sair antes de algum resultado. E com certeza não queria que outra pessoa recebesse os louros por tudo que investi.
Infelizmente, a pessoa tende a nunca conseguir mudar. No meu caso, já se passaram mais de 25 anos e a pessoa com quem me envolvi não mudou nada. Ele ainda se vê como uma vítima, e eu certamente me vi como uma vítima dele.
É exatamente por isso que tento fazer com que as pessoas saiam da consciência de vítima com esses tipos de relacionamento, porque esse pensamento apenas perpetua a correspondência com esses tipos de relacionamento, porque vocês dois se considerarão vítimas disso.
O problema era, para ser completamente honesta, que eu sabia que havia algo realmente errado e desequilibrado nesse relacionamento, mas permaneci de qualquer maneira porque eu também estava desequilibrada.
Percebi que quanto mais eu dava pior ficava, mas mesmo assim continuei buscando a menor migalha de apreço, reconhecimento ou amor para me fazer sentir que meus esforços valeram a pena. Dediquei-me a um caminho fadado ao fracasso porque nunca ia ser satisfatório para ninguém porque era tudo baseado na busca de resultados externos para se sentir inteiro.
Então, qual é o propósito desses tipos de relacionamento?
Um empata muito desequilibrado geralmente precisa que as coisas atinjam proporções épicas antes de finalmente aceitar que também merece receber. Se eles estão prontos para mudar, esses relacionamentos permitem que eles comecem a se amar mais, se respeitar mais, encontrar limites mais saudáveis, tornar-se mais perspicazes e, finalmente, buscar um relacionamento que seja muito mais satisfatório para eles, porque eles entrarão em um fluxo de ambas as coisas: amar e ser amado.
Se você já teve uma experiência narcisista e trabalhou em seu próprio amor, respeito, equilíbrio e limites, e entende que cada pessoa é responsável por seu próprio crescimento, você nunca mais cairá em um relacionamento narcisista. Você o verá a um quilômetro de distância pelo que é e não precisará repeti-lo porque já teve a experiência e a usou para sua própria evolução.
Espero que tudo isso ajude você a superar o antigo medo de que, se você é um empata, deve estar atento a narcisistas que estão atrás de você. Se você fez o seu trabalho e prioriza o respeito e o empoderamento de todos os envolvidos, o narcisista não terá nenhum interesse em você. Você ainda pode ser seu eu amoroso e sensível sem medo, porque terá encontrado seu próprio equilíbrio e isso é um belo presente.