Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Chama Violeta

Sítio dedicado à filosofia humana, ao estudo e conhecimento da verdade, assim como à investigação. ~A Luz está a revelar a Verdade, e a verdade libertar-nos-á! ~A Chama Violeta da Transmutação

A Chama Violeta

Sítio dedicado à filosofia humana, ao estudo e conhecimento da verdade, assim como à investigação. ~A Luz está a revelar a Verdade, e a verdade libertar-nos-á! ~A Chama Violeta da Transmutação

Maio 24, 2024

chamavioleta

O nazismo era de esquerda

Tunia através de A. S.

Tradução a 23 de abril de 2024

 

 

Meus queridos irmãos e irmãs,
 
Fala Tunia. Eu te amo muito.
 
Hoje vou argumentar que o nazismo foi um fenómeno de esquerda.
 
Para ser claro, porém, não estou a dizer que a Política de esquerda é má e a Política de direita é boa. É mais complicado do que apenas "um lado bom, o outro lado ruim."Na próxima semana, discutirei um problema importante que a direita está negligenciando em grande parte, mas a esquerda não está.
 
Mas hoje, vamos falar do Nazismo.
 
A minha mensagem anterior era: "Tunia: definindo a Política de esquerda e de direita."Nele, argumentei que a Política de esquerda busca uma grande quantidade de governo ou controle comunal sobre a economia, para algum bem maior percebido. Isto aplica-se aos Nazis. No caso dos Nazis, este bem maior era um forte Estado popular alemão, como Hitler o chamava.
 
Algumas pessoas já terão razões na cabeça para pensarem que os Nazis não eram de esquerda. Antes de explicar o porquê, permitam-me que desmascare antecipadamente algumas destas razões.
 
Em primeiro lugar, algumas pessoas argumentariam que o nacionalismo, o imperialismo, as políticas genocidas e a oposição a um grupo étnico específico são todos de direita. Como discuti na semana passada: discordo, porque Estaline era um imperialista nacionalista e genocida que assassinou especificamente ucranianos. E Estaline era comunista e, portanto, inegavelmente de esquerda. Então, sim, a esquerda pode ser nacionalista, imperialista, genocida e interessada em matar grupos étnicos específicos.
 
Outros argumentariam que Hitler permitiu a propriedade privada dos meios de produção, portanto ele é de direita. Agora, sim, Hitler permitiu a propriedade privada dos meios de produção. Mas se isso torna alguém de direita, então Bernie Sanders e Joe Biden e a China moderna também são todos de direita. Tudo o que este argumento prova é que Hitler não era de extrema-esquerda e não era comunista — e, na verdade, ele não era. mas você pode estar à esquerda sem ser comunista.
 
Outros argumentam que Hitler privatizou algumas empresas. Primeiro, nacionalizou também as empresas. Em segundo lugar, isto só prova que Hitler não era comunista. A ideologia de esquerda de Hitler não era que ele procurasse possuir os meios de produção, era que ele procurava controlar os meios de produção.
 
Isso ainda é de esquerda, mesmo que não seja comunista.
 
Para controlar os meios de produção, os Nazis utilizaram quadros centrais de planeamento, controlos de preços e um plano de quatro anos que todos tinham de seguir.
 
A visão nazista era de que não havia problema para os indivíduos possuírem empresas, desde que trabalhassem em benefício do estado e, se não fossem, o estado nacionalizaria essas empresas. O Professor Peter Temin, do MIT, dá um exemplo disso aqui:
 
Nesse escrito, Ele também argumenta que " os Nacional-Socialistas eram socialistas na prática, assim como o nome."Além disso, ele afirma que o planejamento econômico soviético e nazista era "essencialmente semelhante.”
 
O Professor Temin escreve: "para ligar os agricultores à terra, os Nazis proibiram a venda de terras agrícolas. A fim de manter os preços estáveis e continuar a controlar a produção, os conselhos de comercialização receberam direitos de monopólio sobre a produção agrícola. Havia quotas para a entrega de produtos específicos aos conselhos de comercialização a preços fixos. Os conselhos serviram para manter os preços elevados na profundidade da depressão quando a falta de procura (e uma boa colheita em 1933) ameaçava os rendimentos agrícolas. Os conselhos mantiveram os preços agrícolas baixos durante a expansão industrial de meados da década de 1930. Embora a propriedade agrícola permanecesse nominalmente privada, a capacidade de tomar decisões e reivindicar o rendimento residual foi retirada.”
 
Além disso, o Professor Temin escreve: "o formulário padronizado de alocação de recursos descrito acima incluía penalidades por descumprimento. Declarou que " a aquisição de materiais, exceto para fins de plano de quatro anos, será considerada sabotagem econômica."Sob as regras nazistas, essa linguagem ameaçava a morte ou um campo de concentração para qualquer gerente que perseguisse seus próprios fins.”
 
Isso soa mais como uma economia socialista planejada, ou mais como capitalismo de livre mercado para você?
 
Já foi dito que o nazismo é uma forma de fascismo – discussão que está fora do âmbito desta mensagem. E foi dito que o fascismo é corporativismo. Bem, se o fascismo é corporativismo, quem controlava as empresas alemãs? O estado Nazi fez. O que efetivamente a torna mais como uma economia planificada do que como um capitalismo de livre mercado.
 
Youtuber TIKhistory também entrou em grandes detalhes sobre o tema da Alemanha Nazista ser socialista, e ele forneceu uma grande quantidade de fontes para este tópico também. Por exemplo, em seu vídeo 
desmascarando especificamente o argumento "Hitler privatizou algumas empresas", ele diz o seguinte:
 
"Existem várias fontes que mostram que foram impostas pesadas regulamentações sociais a todas as indústrias. O Reichskommissar dos preços, Josef Wagner, estava a tentar fixar todos os preços da economia em todo o Reich. Além dos controlos de preços, as mercadorias foram distribuídas centralmente. É verdade que os materiais só podiam ser comprados com certificados obtidos junto de um dos conselhos centrais de planeamento, que distribuía esses materiais.”
 
Se você não confia em um youtuber, é justo — mas a fonte é fornecida na parte inferior da tela. E se isso ainda não é convincente para si, então remeto - o de volta ao professor Temin de antes.
 
Eu acho que isso desmascara suficientemente o argumento" Hitler privatizou algumas empresas, portanto ele não é de esquerda".
 
Outro argumento é que Hitler deve ser de direita porque se opôs ao marxismo e ao comunismo. Bem, Hitler também se opôs ao capitalismo, que ele via ser de origem judaica. Se a oposição ao comunismo o torna de direita, então a oposição ao capitalismo o torna de esquerda.
 
Portanto, não funciona dizer que Hitler é de direita porque se opôs ao comunismo. Esta é mais uma variante da falácia "Hitler não era comunista, portanto era de direita". Afinal, você pode estar à esquerda sem ser marxista ou comunista.
 
Nazi significa as palavras alemãs para Nacional-Socialista. E é importante compreender que o nacional-socialismo era, de facto, nacional-socialismo. Como em: O nazismo é uma forma nacionalista de socialismo.
 
O nazismo não é o marxismo, que é uma forma mais Internacional de socialismo, e algo que Hitler via como sendo judeu. Em vez disso, o nazismo é socialismo nacionalista. E, de facto, o nazismo opôs — se ao marxismo e ao comunismo-e também ao capitalismo.
 
Tendo desmascarado estes contra-argumentos, vou agora defender que o nazismo ou o nacional-socialismo são de esquerda. Isto é, na verdade, surpreendentemente fácil, agora que temos toda esta confusão esclarecida.
 
Já citámos anteriormente o professor Temin, do MIT. Penso que essas citações já são muito convincentes.
 
Além disso, vou deixar HItler explicar a sua ideologia. Esta citação, e a segunda citação de Hitler mais tarde nesta mensagem, foram tiradas de
 
Citação:
 
"O socialismo é a ciência de lidar com o bem comum. O comunismo não é socialismo. O marxismo não é socialismo. Os marxistas roubaram o termo e confundiram o seu significado. Tirarei o socialismo dos Socialistas. O socialismo é uma antiga instituição Ariana e germânica. Os nossos antepassados alemães tinham certas terras em comum. Cultivaram a ideia do bem comum. O marxismo não tem o direito de se disfarçar de socialismo. O socialismo, ao contrário do marxismo, não repudia a propriedade privada. Ao contrário do marxismo, não envolve negação da personalidade e, ao contrário do marxismo, é patriótico. Poderíamos ter-nos chamado Partido Liberal. Optámos por chamar-nos Nacional-Socialistas. Não somos internacionalistas. O nosso socialismo é nacional. Exigimos o cumprimento das justas reivindicações das classes produtivas pelo Estado com base na solidariedade racial. Para nós, o estado e a raça são um só.”
 
Vejamos mais uma citação de Hitler para dirigir este ponto para casa:
 
Para ser bem claro: temos um programa económico. O ponto 13 desse programa exige a nacionalização de todas as empresas públicas, ou seja, a socialização, ou seja, o que aqui se conhece como socialismo. (...) o princípio básico do programa económico do meu partido deve ser perfeitamente claro e esse é o princípio da autoridade ( ... ) o bem da comunidade tem prioridade sobre o do indivíduo. Mas o Estado deve manter o controlo; cada proprietário deve sentir-se um agente do Estado; é seu dever não abusar de seus bens em detrimento do Estado ou dos interesses de seus compatriotas. Esse é o ponto primordial. O Terceiro Reich manterá sempre o direito de controlar os proprietários. Se você diz que a burguesia está rasgando os cabelos sobre a questão da propriedade privada, isso não me afeta em nada. A burguesia espera de mim alguma consideração?A burguesia de hoje está completamente podre; já não tem ideais; só quer ganhar dinheiro e, por isso, causa-me os danos que pode causar. A imprensa burguesa também me faz mal e gostaria de entregar a mim e ao meu movimento ao diabo.
..
Não tolerarei qualquer oposição. Reconhecemos apenas a subordinação-autoridade para baixo e responsabilidade para cima. Quando as forças conservadoras na Alemanha perceberem que só eu e o meu partido podemos conquistar o proletariado alemão para o estado e que nenhum jogo parlamentar pode ser jogado com partidos marxistas, então a Alemanha será salva para sempre, então poderemos fundar um Estado Popular Alemão.
 
Assim, os nazistas tinham controles de preços e conselhos centrais de planejamento. Hitler chamou-se socialista e falou sobre a socialização da economia. Falou em nacionalizar todas as empresas públicas. Ele diz que " o bem da comunidade tem prioridade sobre o do indivíduo. Hitler diz que o " estado deve manter o controle "e que" todo proprietário deve sentir-se um agente do Estado. Hitler fala sobre "controlar os proprietários" e lutar contra a burguesia "podre". Hitler fala em conquistar o proletariado e fundar um Estado Popular Alemão.
 
Isto soa-lhe de esquerda ou de direita? Para mim, isto é claramente de esquerda.
 
Além disso, na narrativa convencional, o nazismo é o fascismo, que é de extrema-direita. Nessa narrativa, sempre foi um tanto estranho que Hitler chamasse seu partido de nacional-socialistas, e Mussolini, da Itália, começou como socialista — mas, de repente, ambos se tornaram de extrema-direita. Ter dois aparentes esquerdistas subitamente na extrema-direita parece bastante estranho. Claro, isso é muito menos estranho se o nazismo e o fascismo não são realmente de extrema direita em primeiro lugar.
 
Além disso, é estranho que tanto a Itália como a Alemanha tenham alegadamente ido de extrema-direita e a maioria da população tenha concordado com isso. Não é muito comum que países inteiros se tornem subitamente de extrema-direita e que as suas populações concordem com isso. Claro, algumas pessoas argumentam que a Alemanha foi de extrema-direita por causa da injustiça do Tratado de Versalhes, mas muitas pessoas não pensam que isso explica suficientemente por que a população alemã altamente educada supostamente foi de extrema-direita. Esse argumento também não explica por que razão a Itália teria ido de extrema-direita.
 
Bem, segundo a minha explicação, não há estranheza com a Itália fascista e a Alemanha Nazi e as suas populações subitamente indo para a extrema-direita, porque na verdade não foram para a extrema-direita.
 
Por isso, defendi a razão pela qual penso que o nazismo é de esquerda.
 
Finalmente, penso que uma razão pela qual a esquerda é tão resistente a aceitar que o nazismo é de esquerda é que a grande maioria da esquerda actual não quer fazer nada próximo do Nazismo. O que é verdade, mas eles também não querem implementar o estalinismo, mas o estalinismo ainda era de esquerda.
 
A esquerda tem razão quanto ao facto de muitas pessoas da actual direita serem nacionalistas. No entanto, como argumentámos, isso não é inerente à direita. Existe a direita nacionalista (Trump), a direita globalista (os principais republicanos corporativos), a esquerda nacionalista (Stalin) e a esquerda globalista (a esquerda atual). Portanto, é mais correto dizer que nacionalismo Versus globalismo é mais uma dimensão política, em vez de dizer que a esquerda = globalista e a direita = nacionalista.
 
Além disso, Sim, Trump era nacionalista e os Nazis eram nacionalistas, mas isso não significa que Trump estivesse perto de ser Nazi ou fascista. Esta é a mesma falácia que a direita comete quando diz que a actual esquerda Americana é comunista.
 
Penso que é importante que as pessoas vejam as suas sombras — e, neste caso, penso que é importante que a esquerda reconheça que a esquerda pode criar sociedades terríveis e autoritárias. Compreendo que enfrentar isto pode ser difícil para alguns, mas enfrentar as vossas próprias sombras é um passo importante no sentido de se tornarem emocionalmente seguros para outras pessoas.
 
Além disso, espero que a narrativa" Trump é fascista, e Putin é basicamente Hitler " possa acabar um pouco mais uma vez que as pessoas percebam que o nazismo era realmente de esquerda.
 
Espero que tenha sido informativo. Amo-vos muito e desejo-vos uma semana muito boa.
 
Sua irmã estelar,
 
Tunia
 
 
Fonte: Era da Luz
Estas canalizações são submetidas exclusivamente ao EraofLight.com pelo canalizador. Se desejar partilhá-las noutro local, por favor inclua um elo de retorno a este post original.
 

 
Traduzido por achama.biz.ly com ajuda de translate.yandex.com e agradecimentos a: 
 

As minhas notas:
Deus, a Fonte da vida é puro amor incondicional, não um deus zeloso de [algumas das] religiões dogmáticas.
O Google apagou meus antigos blogs rayviolet.blogspot.com e
rayviolet2.blogspot.com, sem aviso prévio e apenas 10 horas depois de eu postar o relatório de Benjamin Fulford de 6 de fevereiro de 2023, acusando-me de publicar pornografia infantil.
(Uma Grande Mentira)
Free counters!Visitor Map

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub