Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A Chama Violeta

Sítio dedicado à filosofia humana, ao estudo e conhecimento da verdade, assim como à investigação. ~A Luz está a revelar a Verdade, e a verdade libertar-nos-á! ~A Chama Violeta da Transmutação

A Chama Violeta

Sítio dedicado à filosofia humana, ao estudo e conhecimento da verdade, assim como à investigação. ~A Luz está a revelar a Verdade, e a verdade libertar-nos-á! ~A Chama Violeta da Transmutação

O que é ser Ateu Espiritual e o que significa Ser-lo.

O que é ser Ateu Espiritual e o que significa Ser-lo.

Por Becky Storey.

6 de fevereiro de 2020.

Tradução
 
 
spiritual atheist.
 
 
 

 
 

Espiritualidade pode ser um termo muito vago e tem muitas definições únicas, dependendo de quem você perguntar. Supõe-se frequentemente que esteja conectado às religiões, mas alguns podem discordar. Os ateus espirituais não são religiosos, mas acreditam em "espírito" por outra definição.

Simplificando, uma pessoa espiritual é alguém que não está preocupado com assuntos materiais. Eles estão preocupados com o próprio universo e usam esse sentimento para navegar em seus dias. Isso pode ser chamado de "energia". Todos nós temos nossa própria energia, assim como o universo. A energia pode ser um sentimento, uma emoção ou apenas uma "vibração".

O que é um ateu espiritual?

Um ateu espiritual é alguém que, ao contrário de uma pessoa religiosa, não acredita em nenhum "Deus". Em vez disso, eles acreditam em uma consciência superior que não pode ser representada como um ser físico. Eles acreditam que o universo se governa através de ações e intenções.

Esse espírito flui entre todos nós e conecta todos e tudo em todas as escalas, desde pequenas coincidências até grandes mudanças globais. Os ateus espirituais acreditam que cada pessoa tem uma alma que deve ser cuidada e um espírito difícil de definir que flui entre nós, semelhante à energia, mas mais pessoal e exclusivo para o indivíduo.

Os ateus espirituais acreditam em idéias como o Karma, que nos governam por conseqüências iguais às nossas ações. Se você colocar o bem no universo, terá uma boa vida em troca. Isso contrasta com a ideia religiosa de que Deus decide o nosso destino.

O astrofísico Neil de Grasse Tyson se considera ateu espiritual e, em uma citação famosa, explica por que o universo nos conecta a todos e por que nossas vidas são mais significativas do que parecem às vezes.

Ele diz: “Estamos todos conectados; Um para o outro, biologicamente. Para a terra, quimicamente. E para o resto do universo, atomicamente".

Nos nossos tempos modernos, a religião está se tornando menos popular, especialmente entre os jovens. Os avanços da ciência podem fazer a religião parecer desagradável, e ainda assim, desejamos significado. Os ateus espirituais encontram significado em suas vidas através da devoção ao universo, aos outros e a si mesmos. Seu objetivo é melhorar, nutrir e aprender para alcançar seu verdadeiro caminho.

O efeito Borboleta

O ateísmo espiritual pode estar ligado ao efeito borboleta - uma teoria espiritual e baseada na física. Espiritualidade e ciência estão se tornando mais vinculadas, e isso não é exceção.

O efeito borboleta nos diz que as menores ações, como uma borboleta batendo as asas, podem ter impactos maciços. Pode estar longe no futuro ou muito longe, mas toda ação tem uma reação.

Em termos espirituais, isso significa que os ateus espirituais são mais compassivos e atenciosos com o mundo ao seu redor e com eles mesmos. Eles estão cientes de suas ações e se comportam intencionalmente para influenciar o mundo da maneira escolhida.

Como um ateu espiritual pensa?

Os ateus espirituais estão mais conscientes de seus pensamentos e estado mental do que os outros. Eles podem praticar meditação para ajudá-los a entender a si mesmos e descobrir seu verdadeiro propósito.

Eles são pensadores profundos e freqüentemente filósofos. Isso significa que eles procuram responder às perguntas mais importantes da vida sem confiar na ideia de um Deus físico. Em vez disso, eles assumem a responsabilidade por suas próprias vidas.

Os ateus espirituais governam suas próprias vidas usando suas próprias regras, que normalmente se desenvolvem em torno de seus principais valores e prioridades. Estes tendem a incluir assuntos como bondade e compaixão por outros seres.

Esses valores ditam seu comportamento, a fim de criar carma positivo para si e adicionar positividade ao mundo ao seu redor. Isso difere muito da religião, onde as regras pelas quais eles devem viver são ditadas nas escrituras.

As crenças dos ateus espirituais são semelhantes às dos budistas. O budismo é um caminho para a iluminação e viver bem a vida. Muitas vezes, é entendido mal como adorar Buda, mas os verdadeiros crentes notarão que a intenção é seguir seu caminho, não orar e se dedicar a ele.

Por que o ateísmo espiritual faz sentido

Por fim, ser ateu espiritual é uma maneira de agregar significado e valor à sua vida sem depender da estrutura da religião e debater as regras que ela estabelece. Em assuntos como as roupas que vestimos e até os alimentos que comemos, a religião pode parecer ultrapassada. A espiritualidade nos permite permanecer conectados ao universo e uns aos outros sem o obstáculo da religião.

A questão de um "deus" todo-poderoso e quase sobrenatural escolhendo quem vive, morre ou sofre é amplamente debatida com sucesso. Com a espiritualidade, entendemos que somos responsáveis ​​pelo que acontece conosco.

Por questões como o carma, o efeito e a responsabilidade das borboletas, ditamos o que acontece conosco. Também traz conforto ao sofrimento que não sentimos que merecemos, explicando que o universo nem sempre pode ser previsto.

Acreditamos na ideia de que tudo acontece por um motivo, mesmo que ainda não o possamos ver. Cada momento de nossas vidas está conectado, e uma tragédia pode mudar nossas vidas para melhor eventualmente.

Por que incentiva o auto-aperfeiçoamento

O ateísmo espiritual encoraja a auto-aperfeiçoamento, enquanto alguns reclamam que a religião não. Em vez de confiar em um Deus externo para nos "guiar", assumimos a responsabilidade por nossas próprias ações e pelas consequências envolvidas. Isso incentiva a compaixão por nossos semelhantes, o desejo de trabalhar em nós mesmos e mais autoconsciência.

O ateísmo espiritual pode parecer um conceito complicado e pode diferir na mente de cada pessoa, mas é simples no coração. É a crença de que o universo está conectado e que nossas ações, pensamentos e intenções têm um impacto em nós mesmos, nos outros e no mundo ao nosso redor.

Os ateus espirituais acreditam em influências positivas em todas as escalas para melhorar a si mesmos e a maneira como vivem. Eles trabalham em direção à iluminação, o que lhes permitirá descobrir seu verdadeiro propósito nesta Terra.

Entre isso e seus valores e moral, um ateu espiritual dedicará suas vidas a alcançar esses objetivos e a viver da maneira mais completa e possível.



Referências:
 
  1. http://theconversation.com
  2. https://www.goodreads.com
Becky Storey


 
Sobre o autor: Becky Storey
 
 
Becky Storey é uma escritora profissional apaixonada pelo modo como pensamos e pela mente humana desde que ela desenvolveu ansiedade crônica há muitos anos. Agora ela gosta de escrever e educar as pessoas sobre saúde mental e bem-estar. Quando Becky não estiver escrevendo, você a encontrará lá fora com seu Labrador, sentada atrás de um quebra-cabeça ou assando algo com muito açúcar.
 
 
Direitos autorais © 2012-2019 Learning Mind. Todos os direitos reservados. Para obter permissão para reimprimir, entre em contato conosco.






Nenhum credo religioso ou político é defendido aqui.
A religião organizada é desnecessária à espiritualidade.
Excelentes ensinamentos dos mestres têm sido contaminados pelo controle dogmático dessas religiões.
Discernimento sim; julgamento não.
Com discernimento é possível alcançar o espírito da letra de qualquer escritura e é também bem mais fácil escutar a voz da alma que vem do coração.
 

 
Por favor, respeitem todos os créditos


Recomenda-se o discernimento.

 
Todos os artigos são da responsabilidade do respetivos autores ou editores

 

Nenhum credo religioso ou político é defendido aqui.

 

Individualmete pode-se ser ajudado a encontrar a própria Verdade que é diferente a cada um de nós.

 

 
Atualização diária.
 
Free counters!



geoglobe1