Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A Chama Violeta

Sítio dedicado à filosofia humana, ao estudo e conhecimento da verdade, assim como à investigação. ~A Luz está a revelar a Verdade, e a verdade libertar-nos-á! ~A Chama Violeta da Transmutação

A Chama Violeta

Sítio dedicado à filosofia humana, ao estudo e conhecimento da verdade, assim como à investigação. ~A Luz está a revelar a Verdade, e a verdade libertar-nos-á! ~A Chama Violeta da Transmutação

Russos descobrem asteroide com risco de colidir com a Terra

Cientistas da Sibéria, na Rússia, descobriram grande asteroide que pode colidir com a Terra.

Posted by Thoth3126 on 16/11/2014



asteroide-ameaça-quedaCientistas russos da Sibéria descobriram um perigoso asteroide vindo em direção a Terra com a ajuda de uma rede de telescópios robóticos Master, desenvolvida pela Universidade Estatal de Moscou em conjunto com universidades da Sibéria e o observatório astronômico Pulkovo de São Petersburgo. Os astrônomos pesquisadores não souberam ainda dizer quando o asteroide vai passar perto da Terra. Entretanto, eles garantiram que isso não acontecerá durante os próximos dois anos, até o final de 2016.

Edição e imagens: Thoth3126@gmail.com

Astrônomos russos descobrem asteroide que pode colidir com a Terra

Dia 10 Novembro, 12:25 – Moscou – Rússia

Por Elena Kovachich

http://portuguese.ruvr.ru/news e http://lomonosov-msu.ru/

Segundo afirmam astrônomos e especialistas, no caso da queda desse corpo celeste, a força de sua explosão ultrapassaria em mil vezes a do meteorito que explodiu sobre Chelyabinsk, na região dos montes Urais, em 15 de fevereiro de 2013, ferindo mais de mil pessoas e causando imensos estragos com quedas de paredes e estilhaçamento generalizado de milhares de vidraças na região.

Denis Denisenko, membro da equipe da rede de telescópios robóticos Máster, foi o primeiro a notar o “visitante traiçoeiro”. Após ter estudado a lista de objetos celestes suspeitos de provável colisão coma Terra, Denisenko comunicou as coordenadas do asteroide ao Centro de Planetas Menores da União Astronômica Internacional.


Na noite de 27 de outubro telescópio robótico russo, localizado nas montanhas do Cáucaso, perto de Kislovodsk, descobriu um objeto que se movia rapidamente, ele foi nomeado como Asteroide 2014-UR116, com risco potencial de colisão com a Terra.

Em breve, a descoberta foi confirmada por um astrônomo britânico. Especialistas efetuaram não menos de uma centena de medições do novo corpo espacial. Ao objeto foi atribuído o nome de 2014 UR116, sendo determinado que ele é potencialmente perigoso para três planetas – a Terra, Marte e Vênus.

É impossível por enquanto predizer com exatidão sua trajetória, pois que ela pode mudar sob a influência de outros corpos celestes quando de sua passagem.



De acordo com os cientistas, o asteroide tem aproximadamente 370 a 390 metros de diâmetro, representando uma séria ameaça no caso da colisão com a Terra, disse à Voz da Rússia Serguei Yazev, diretor do observatório astronômico da Universidade Estatal de Irkutsk, na Sibéria:

“Periodicamente, esse asteroide aproxima-se de cada um dos planetas referidos (Terra, Marte, Vénus). Segundo os resultados de observações feitos durante os dois primeiros dias após a descoberta, o corpo foi qualificado como asteroide potencialmente perigoso para a Terra, o que não significa, porém, que o asteroide 2014 UR116 irá colidir inevitavelmente com o nosso planeta.

Simplesmente, de acordo com a classificação dos astrônomos, quando a órbita ultrapassa o ponto crítico a caminho da Terra, todos esses objetos são considerados como potencialmente perigosos a partir de uma certa distância”.



Essa distância, segundo a classificação dos especialistas no assunto, constitui menos de 0,05 unidades astronômicas, ou seja aproximadamente 19,5 distâncias entre a Terra e a Lua. É importante também o tamanho do objeto: consideram-se perigosos os corpos espaciais cujo diâmetro supera 100-150 metros. Esses asteroides poderiam causar devastação regional sem precedentes ou grandes tsunamis caso colidissem, caíssem nos oceanos do planeta.

Até hoje, foram registrados cerca de 5 mil objetos análogos. O 2014 UR116 é o terceiro asteroide perigoso descoberto pelo sistema de telescópios robóticos Master. Os dois outros têm diâmetros de 250 e de 125 metros. A energia da explosão no caso da colisão desses corpos com a Terra ultrapassará em mil vezes a força do impacto do meteorito de Chelyabinsk, que atingiu a Sibéria em fevereiro de 2013.


O meteoro de Chelyabinsk que explodiu sobre a região da Rússia em fevereiro de2013 causando sérios estragos no solo e ferimentos em mais de mil pessoas.

Seu maior fragmento caiu no lago de Chebarkul e foi descoberto e retirado mais tarde por mergulhadores e pesava cerca de 500 quilos. Na altura, a onda explosiva destruiu vidros em muitos prédios da cidade e causou traumatismos a mais de 1,5 mil pessoas que solicitaram assistência médica.

O novo corpo cósmico, descoberto pelos astrônomos russos, será acompanhado e estudado detalhada e atentamente. Definindo com precisão a órbita do asteroide, será possível responder se ele ameaça realmente os habitantes da Terra. Em qualquer caso, o novo asteroide ultrapassa pelo tamanho o famoso Apophis cujo diâmetro se constitui aproximadamente com 270 metros.

Para saber mais:
http://thoth3126.com.br/asteroide-gigante-vesta/
http://thoth3126.com.br/meteoros-podem-estar-a-caminho-da-terra/
http://thoth3126.com.br/asteroide-com-piramide-negra-sobre-sua-superficie-ruma-a-terra/
http://thoth3126.com.br/os-riscos-da-queda-de-um-grande-asteroide/
http://thoth3126.com.br/brasil-astronomo-brasileiro-descobre-1o-asteroide-com-aneis/
http://thoth3126.com.br/asteroide-se-desintegra-misteriosamente-hubble-registra-em-fotos/
http://thoth3126.com.br/asteroide-2014-dx110-passa-pela-terra-mais-proximo-que-a-lua/
http://thoth3126.com.br/asteroide-2000-em26-passa-raspando-na-terra/
http://thoth3126.com.br/asteroide-apophis-possivel-rota-de-colisao-em-2036/


Permitida a reprodução desde que mencione as fontes e respeite a formatação original.




www.thoth3126.com.br

Por favor, respeitem todos os créditos
Arquivos em português:

 Atualização diária


 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.